Passar para o Conteúdo Principal
newsletter

Perguntas Frequentes Turismo Adaptado

  • Necessito de cuidados especiais e estou à procura de uma pausa para descansar. Posso confiar as minhas férias na Go Gal?

    Nós somosespecialistas em organizar férias e viagenspara pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou qualquer tipo de condicionamento físico. Não tem a certeza se pode confiar em nós ou contínua com dúvidas? Poderá encontrar algumas respostas às suas incertezas e inseguranças lendo algumas das perguntas frequentes que se seguem e explorando a nossa área do site dedicada exclusivamente ao Turismo Acessível. Se mesmo assim continuar com dúvidas ou questões entre contacto connosco faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para o esclarecer com transparência e acabar com os seus receios. A nossa missão é ajuda-lo desde do momento da reserva até que regresse a casa 100% satisfeito!

  • Portugal é um bom destino para alguém com necessidades especiais ou algum tipo de deficiência?

    Sim! Portugal é amplamente reconhecido como um país de gente amigável simpática, disponível e acolhedor. Para além disso a sua posição geográfica atribui-lhe características climatéricas muito agradáveis e de poucos picos climatéricos.

    Para além das suas características inatas Portugal tem feito grandes desenvolvimentos e investimentos no que diz respeito a questões de saúde e o Turismo de saúde tem vindo a desenvolver-se ao longo dos últimos anos. Tem também existido um esforço grande por parte das entidades públicas e privadas no que diz respeito ao desenvolvimento de condições de acessibilidade e de design universal e inclusivo. Ainda há muito a ser feito mas o trabalho já desenvolvido permite que com um apoio e aconselhamento especializado possa ter as suas férias de sonho em Portugal!

  • Possuo uma restrição médica ou uma deficiência, é possível viajar através da Go Gal?

    Sim! A nossa equipa dispõe de amplos conhecimentos e tudo farão para o ajudar a ter uma férias de sonho. Existem algumas recomendações a ter em conta, deve sempre ter-se em conta a época do ano em que viaja para que possamos recomendar a melhor região em termos de clima / terreno para que possa ser ajustado ao seu grau de condicionamento. Recomendamos a subscrição de um seguro de viagem que garanta a cobertura de eventuais despesas médicas de urgência, consulte aqui os tipos de seguros disponíveis. Para sua segurança recomendamos que viaje sempre acompanhado de uma carta médica que explique a sua condição, para alguma eventualidade. É também recomendado que aquando da sua reserva seja o mais honesto connosco e nos referencie todos os pormenores da sua condição de saúde pois só dessa forma poderemos fazer o nosso trabalho da melhor forma e prevenir qualquer problema.

  • Estou numa cadeira de rodas e preciso de alojamento adaptado às minha necessidades. É possível?

    Claro que sim! Possuímos uma equipa com amplos conhecimentos nacionais e internacionais no que diz respeito às necessidades e aos padrões de exigência necessários para que um alojamento possa ser considerado acessível para cadeira de rodas. Ao contrário do que acontece com outras empresas, não confirmamos a sua reserva apenas com base na informação dada pelo alojamento. Todos os alojamentos acessíveis com que trabalhamos são inspecionados por nós para que possamos recolher toda a informação necessária como medidas, disposição de equipamentos, e acessibilidades.

  • Necessito de ajuda no aeroporto e para entrar no avião. Isso pode ser providenciado?

    A assistência no aeroporto pode ser pré reservado e organizado por nós quando a reserva de voo é feita por nós. Podemos providenciar ajuda no seguinte:

    • Ajuda com a bagagem e check-in;
    • Ajuda a chegar e passar pela área de segurança;
    • Ajuda a embarcar no avião;
    • Providenciar cadeira de rodas no aeroporto;
    • Mesmo que a sua mobilidade seja de um grau baixo e seja pouco condicionado, podem existir longas distâncias dentro dos aeroportos e, portanto, a nossa ajuda pode ainda assim ser necessária. Nós podemos solicitar que alguém o vá ajudar no momento do check-ine com as suasmalas. Se desejar terá alguém para acompanhá-lo até a aeronave e ajudá-lo a embarcar no avião, usando uma cadeira de trânsito, se necessário.
  • Posso reservar um lugar no avião com espaço extra ou reservar lugares extra?

    A Possibilidade de reservar assentos com espaço extra varia consideravelmente e depende da política individualda companhia aérea e do tipo de aeronave utilizada. Se a reserva de voo for efetuada através da Go Gal iremos averiguar qual a companhia que melhor se ajusta à sua condição física. Se optar por fazer a reserva diretamente com a companhia entre em contacto com a mesma para obter mais detalhes.

    No que diz respeito à reserva de lugares extra, esta pode ser feita em qualquer companhia aérea consulte-nos para mais informações.

  • Posso levar comigo um cão guia / de assistência no voo?

    Sim, contudo existem restrições que dependem da companhia relativamente ao facto do animal poder ou não acompanha-lo na cabine. Na generalidade das companhias o seu cão guia pode acompanha-lo na cabine contudo em alguns casos ele terá de ser transportado no porão. E a assistência no aeroporto e avião será efetuada de outra forma.

  • Em que casos um passageiro necessita de um acompanhante de cuidados pessoais?

    É exigida a presença de uma pessoa fisicamente válida com 16 ou mais anos de idade no acompanhamento de passageiros portadores de deficiência que não são autónomos e apresentam um risco para a segurança. Na prática, isto constitui qualquer pessoa que não consiga desapertar o cinto de segurança, manter-se no respetivo lugar, levantar-se do lugar e chegar junto a uma saída de emergência sozinha, colocar um colete salva-vidas, colocar uma máscara de oxigénio sem assistência, ou não compreenda os procedimentos de segurança e quaisquer conselhos e instruções dados pela tripulação numa situação de emergência (incluindo as informações comunicadas em formatos acessíveis).

    Cada passageiro deve ser autónomo de acordo com o supramencionado e todas as categorias abaixo. Caso contrário, terá de viajar com um acompanhante fisicamente válido com 16 ou mais anos de idade que seja capaz de prestar a assistência necessária:

    • Os passageiros têm de ser capazes de utilizar as casas de banho sem auxílio.
    • Os passageiros têm de ser capazes de se alimentar sem auxílio.
    • Os passageiros têm de ser capazes de administrar os seus próprios medicamentos e procedimentos médicos sem auxílio.
  • Posso levar comigo a minha própria cadeira de rodas/scooter?

    Os passageiros com mobilidade reduzida que viajem com uma cadeira de rodas elétrica devem comunicar-nos o peso e a da altura da cadeira de rodas quando está desmontada, pelo menos 48h antes da viagem. Aos passageiros também é pedido que tragam as instruções da cadeira de rodas para o aeroporto. As cadeiras de roda elétricas têm de obedecer ao seguinte para poderem ser transportadas:

    • A bateria da cadeira de rodas tem de ser somente de célula seca/gel.
    • As dimensões da cadeira de rodas quando desmontada não podem exceder os 81 cms (altura), 119 cm (largura) e 119 cm (profundidade)
    • A bateria tem de estar isolada e os terminais expostos devem estar protegidos contra curto-circuito. Para evitar a ativação inadvertida da cadeira de rodas/auxílio de mobilidade, retire a chave, desative utilizando o joystick ou um comutador ou botões de isolamento, ou outro mecanismo de isolamento (como o Conector de Anderson).

    Normalmente são disponibilizadas a bordo cadeiras de rodas adaptadas ao corredor e às restantes dimensões dos aviões. Por razões de saúde e de segurança, a tripulação não pode assistir os passageiros ao moverem-se do assento do avião para a cadeira de rodas a bordo ou para/da cadeira para o lavabo, ou com qualquer tipo de medicação.

    Recomendamos que os passageiros obtenham uma cobertura de seguro de viagem adequado para o seu auxiliar de mobilidade, pois a responsabilidade da companhia aérea é limitada de acordo com a Convenção de Montreal de 1999.

  • Posso solicitar oxigénio terapêutico a bordo?

    Sim, a generalidade das companhias aéreas permite-lhe reservar oxigénio terapêutico a bordo, contudo algumas poderão ter restrições nomeadamente do tempo máximo de fornecimento contínuo de oxigénio. Se tem necessidade de reservar oxigénio a bordo e a reserva do seu voo foi feita através da Go Gal entre em contacto connosco. Caso a sua reserva tenha sido feita diretamente, contacte a sua companhia aérea para obter todos os detalhes.

  • Posso levar comigo e utilizar artigos médicos a bordo?

    Alguns equipamentos médicos, tais como Concentradores Portáteis de Oxigénio (POC) que cumpram os requisitos da companhia são aprovados para utilização a bordo; outros equipamentos médicos, tais como máquinas CPAP (Pressão Positiva Contínua das Vias Respiratórias) ou Máquinas Portáteis de Diálise podem ser transportados, mas não podem ser utilizados a bordo. Se pretender levar consigo equipamento médico a bordo ou precisar de utilizar equipamento médico durante o voo, recomendamos que nos consulte caso a reserva do seu voo tenha sido feita connosco, ou contacte a companhia aérea se optou por fazer a reserva diretamente.

  • Necessito de uma autorização médica para viajar de avião?

    Tudo depende do seu grau de condicionamento em termos de mobilidade e saúde. Recomendamos que contacte o seu médico antecipadamente e antes de viajar para que o mesmo possa atestar e garantir-lhe que a viagem não implica riscos elevados para a sua saúde. Sugerimos que solicite ao seu médico uma carta onde ateste que reúne condições para viajar e especifique os pormenores mais importantes da sua condição de saúde. Recomendamos também que a carta do médico ateste a necessidade de transporte de TODOS os equipamentos médicos e de mobilidade que vai necessitar, só desta forma o transporte será isento de custos pela companhia aérea.

  • O que devo ter em conta para viajar com a minha medicação e material médico?

    Se usar medicamentos prescritos pelo seu médico, garanta que trás o stock necessário consigo antes de sua viagem. Alguns medicamentos que são comercializados no seu país poderão não o ser em Portugal e na Europa. Coloque a prescrição médica junto dos seus medicamentos para prevenir qualquer inconveniente no aeroporto e também para que em caso de doença súbita, se necessitar de assistência médicaos médicos possam entender quais os medicamentos que está a tomar e que influencia eles podem ter no seu tratamento. Por uma questão de segurança, se usar lentes de contato ou óculos, traga também consigo a prescrição do seu médico.

    A sua medicação deve acompanha-lo em todos os momentos, por isso, recomendamos que leve a sua medicação consigo juntamente com a sua bagagem de mão para o avião. Como existem algumas restrições de segurança no controlo aeroportuário, nomeadamente no que diz respeito ao transporte de líquidos, recomendamos que faça o seu check-in com antecedência pois poderá perder algum tempo com verificações necessárias de segurança.

  • Necessito de equipamento médico e/ou de mobilidade para me assistir nas minhas férias. Podem ajudar-me com isso?

    Claro que sim! Temos acordos com empresas que alugam equipamento médico e/ou de mobilidade e podemos tratar de tudo para que o mesmo fique disponível para si a partir do momento em que chega a Portugal. Se pretender mais informações sobre os equipamentos disponíveis e orçamentos entre em contacto connosco diga-nos quais são as suas necessidades para que possamos indicar-lhe as melhores opções.

  • Posso solicitar oxigénio terapêutico no alojamento?

    Sim. Caso tenha essa necessidade contacte-nos para que possamos obter mais detalhes das suas necessidades e aconselha-lo da melhor forma.

  • Sofro de algumas restrições alimentares. Posso solicitar uma dieta especial?

    Sim! Se necessitar de uma dieta especial solicitamos que nos informe o mais rapidamente possível. Pode fazê-lo através do formulário de reserva ou se preferir contacte-nos.

  • Preciso de apoio de um cuidador e/ou enfermeiro durante a minha estadia. É possível? Que línguas é que eles falam?

    Sim. Temos acordos com parceiros especializados em cuidados de saúde e caso seja necessário poderá solicitar os serviços de um cuidador e/ou um enfermeiro. Os profissionais que colaboram connosco são especializados e de extrema confiança.

    As línguas mais comuns para profissionais de saúde em Portugal serão o Inglês, Francês e o Espanhol. No entanto se necessitar de alguma outra língua faremos os possíveis para o conseguir. Se necessitar de um cuidador e/ou enfermeiro solicitamos que nos informe o mais rapidamente possível para que possamos encontrar o melhor para si e informa-lo do orçamento.

  • Posso requisitar transporte e/ou transferes adaptadosdurante a minha estadia?

    Sim. Nós temos várias parcerias com empresas de transporte adaptado, que permitem o transporte de cadeiras de rodas, garantindo o cumprimento das devidas normas de segurança. Para além de passeios também podemos providenciar a sua recolha do aeroporto para o hotel e vice-versa. Para mais informações Contacte-nos.